Tema: “Se o instante é tudo o que há e ele é inapreensível, é preciso, pelo menos, tentar comunicá-lo”. Richard Shepard.
Projeto: Conhecimento e prática através das lentes fotográficas: A arte de fixar momentos da existência.
Justificativa: A imagem fotográfica é arte. Ela pode nos passar uma gama de informações, desde a evolução social através das décadas até uma simples troca de apreciações. Sendo assim, não podemos negar que a fotografia foi uma importante criação humana que envolveu uma série de experiências e tem um papel muito importante na arte.
Com a evolução tecnológica, fotografar passou a ser diário e até mesmo instantâneo, por isto se faz necessário um estudo embasado nesse “mecanismo de registro”, objetivando uma maior compreensão na sua aplicabilidade nas áreas do conhecimento.
Objetivo Geral: Compreender a importância da fotografia no âmbito sociocultural e analítica na aplicabilidade diária em diferente áreas do conhecimento.
Objetivos Específicos:
- Analisar e interpretar a evolução sociocultural através da fotografia;
- Promover experiências tais como as reações químicas para a revelação;
- Captar movimentos na fotografia;
- Reconhecer a fotografia como forma de representação artística;
- Identificar, através do registro fotográfico, a captura do instante;
- O aluno deverá ser capaz de produzir imagens que fixem momentos de sua existência, sejam eles de natureza sentimental, psicológica, material, etc.
Química
|
Física
|
Matemática
|
Filosofia
|
Sociologia
|
- Experiências das reações químicas para a revelação.
|
- Movimentos na fotografia, com a aplicação de experiências.
|
- Perspectiva;
- Ponto de fuga, ponto de entrada;
-Desenho Técnico.
|
- Evolução ambiental e comportamental na fotografia;
- Filosofia do cotidiano nas análises fotográficas.
|
- Identidade fotográfica na formação social;
- Fotografia como objeto de estudo da sociologia.
|
Projeto De Vida
|
História
|
Espanhol
|
Literatura
|
Geografia
|
- Profissões que envolvam fotografias;
- Organização das fotografias antigas da escola.
|
- Invenção e evolução da máquina fotográfica;
- Vestígios das civilizações antigas através das fotografias.
|
- LEONID ESTRELIAEV
e as suas fotografias
do Rio grande do Sul.
|
- Arte verbal e arte visual;
- Linguagem verbal x linguagem não-verbal;
- Palavras em imagens e imagens em palavras;
- Compreensão e representação do Instante;
-Análise de autores que falam sobre o momento presente: Clarice Linsperctor, Vergílio Ferreira, etc.
|
- Mapas temáticos.
|
Análise sociológica utilizando fotografias antigas como objeto de estudo.
Higienização e organização de fotografias antigas.
Identidade Carlos Chagas nas fotografias antigas.
Organização das fotografias antigas da escola.
Fotografias antigas da escola apresentadas em Língua Inglesa.
Mapas temáticos: Projeções Cartográficas.
Fotografias e Redações no QRCode.
Fotografia em movimento, aula de Física.
Nenhum comentário:
Postar um comentário