Química

Atenção alunos do professor Rogério, entregar  atividades até  dia 10/06.
e-mail: quimica.rogerio.chagas@gmail.com

Professor Rogério
Turmas: 203, 204,218 e 302


Pesquisa sobre o COVID-19 para as turmas 103, 104, 105, 118, 203, 204, 218 e 302

1)Qual a diferença entre epidemia e pandemia.
2)Quando é considerado epidemia e pandemia.
3)Quais(l) a(s) pandemia(s) que o Brasil já enfrentou.
4)Descreva o comportamento do COVID-19.
5)Quais as pessoas pertencem ao grupo de risco e porque.
6)A higienização pode ser feita com água e sabão. Indique o passo a passo e o que ocorre
quando o vírus entra em contato com o sabão ou detergente.
7)Qual a diferença entre sabão e detergente.
8)Quais os tipo de álccol gel podemos utilizar no combate do COVID-19 e como eles agem.
9)Indique como fazer álccol gel 70 % a partir do álcool 92 GL.
10) Faça uma projeção do Brasil após a passagem da pandemia.

Professor Rogério.
103,104,105 e 118.

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DR CARLOS CHAGAS
QUÍMICA – PROF ROGÉRIO SANTEJANO
ESTUDOS DOMICILIARES – EXERCÍCIOS

1. Analise as afirmações a respeito dos estados físicos da matéria e ou das suas mudanças de estado físico:
I. O ponto de ebulição de uma substância depende da pressão atmosférica.
II. Nas montanhas, regiões de grandes altitudes, o ponto de ebulição da água é menor que 1000C.
III. Calefação é a mudança de estado sólido direto para o estado gasoso, sendo a naftalina um exemplo de substância
cuja mudança de estado se dá dessa forma.
IV. A passagem de uma substância do estado sólido para o estado líquido é denominada liquefação.
V. O processo de destilação consiste em vaporizar uma substância para, em seguida, condensá-la.
Está(ão) correta(s):
a) Apenas I e III.
b) Apenas II e III.
c) Apenas I, II e V.
d) Apenas I, III e IV
e) I, II, III, IV e V.
2. A sensação de "gelado" que sentimos ao passar um algodão embebido em acetona na mão é devida
a) à sublimação da acetona em água;
b) á insolubilidade da acetona em água;
c) à mudança de estado da acetona, que é um fenômeno exotérmico.
d) à liquefação da acetona;
e) à evaporação da acetona, que é um fenômeno endotérmico.
3. São exemplos de substâncias simples:
a) água, gás clorídrico, gás carbônico, gás oxigênio.
b) gás carbônico, gás oxigênio, gás hidrogênio, gás cloro.
c) gás hidrogênio, gás oxigênio, gás cloro, gás ozônio.
d) água, gás oxigênio, gás cloro, gás carbônico.
e) gás hidrogênio, gás oxigênio, gás carbônico, gás clorídrico.
4. Qual a alternativa em que só aparecem misturas?
a) Grafite, leite, água oxigenada, fósforo vermelho.
b) Ferro, enxofre, mercúrio, ácido muriático.
c) Areia, açúcar, granito, metanol.
d) Vinagre, álcool absoluto, água do mar, gás amoníaco.
e) Ar, granito, vinagre, água sanitária.
5. Em cinco recipientes encontramos misturas distintas, a saber:

Em quais recipientes encontramos uma mistura homogênea?
a) I, II, III e V.
b) I e V.
c) II, III e IV.
d) II, III e V.
e) II, III, IV e V.
6. Indique a alternativa falsa:
a) Um sistema contendo apenas água e um pouco de açúcar forma uma mistura homogênea.
b) Um sistema constituído por três pedaços de ouro puro é monofásico.
c) Uma substância pura sempre constituirá um sistema monofásico.
d) A água e a acetona formam misturas homogêneas em quaisquer proporções.
e) A água do filtro é uma mistura homogênea.
I. água + sílica II. álcool + água III. nitrogênio +
hidrogênio
IV. água + óleo V. água + sal (sem
corpo de fundo)

7. Ar, gás carbônico, naftaleno, iodo, latão, ouro 18 quilates. Se esses materiais forem classificados em substâncias
puras e misturas, pertencerão ao grupo das substâncias puras:
a) gás carbônico, iodo e naftaleno.
b) ar, gás carbônico e latão;
c) iodo, ouro 18 quilates e naftaleno;
d) gás carbônico, latão e iodo;
e) ar, ouro 18 quilates e naftaleno.
8. Em um laboratório, foi encontrado um frasco, sem identificação, contendo um pó branco cristalino.
Aquecendo este pó com taxa constante de fornecimento
de calor, foi obtida a seguinte curva de aquecimento.
T(°C)

sólido sólido + líquido líquido
tempo (minutos)

Pode-se afirmar que o pó branco encontrado é:
a) uma substância pura.
b) uma substância composta.
c) uma mistura de cristais com tamanhos diferentes.
d) uma mistura de duas substâncias.
e) uma mistura de três substâncias.
9. Quanto a mudança de estado físico da água,
pode-se afirmar que:
Gelo –(etapa 1) → Água líquida –(etapa 2) → Vapor d’água
a)A formação do vapor (etapa 2) ocorre com liberação de energia e é denominada vaporização.
b) A formação do vapor (etapa 2) ocorre com absorção
de energia e é denominada condensação.
c)A formação do vapor (etapa 2) ocorre com absorção
de energia e é denominada vaporização.
d)A formação da chuva (etapa 1) ocorre com absorção
de energia e é denominada liquefação.
e)A formação da chuva (etapa 1) ocorre com liberação
de energia e é denominada vaporização.
10. É característica de substância pura:
a)ter densidade sempre constante, independentemente do seu estado físico;
b)que ocorra variação de temperatura durante as mudanças de estado;
c)não apresentar odor e ser límpida e transparente;
c)apresentar ponto de ebulição e de fusão constantes;

d)estar no estado sólido à temperatura ambiente.

Professora Neiva Nuritz
Turma: 117

Instituto Estadual de Educação Dr.Carlos Chagas profª Neiva
Revisão funções Inorgânicas
COMPLETE O TEXTO:
1.ÁCIDOS,  segundo Arrhenius,  são substâncias que se .........................em meio ácido,liberando íons...........em meio aquoso.
2. Hidrácidos são..........................................................................................................
3.Oxiácidos são...................................................................................................................
4 Como se classificam os ácidos? Dê exemplos de   cada............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
5. Pesquise as principais aplicações e características de alguns ácidos, como o ác. Clorídrico, ác.sulfúrico,ác. fosfórico....
5.  Dê o conceito de bases, segundo Arrhenius.................................................................................................................................................................................................................................................................................................
6. Dê a classificação das bases, com exemplos
....................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
7. Pesquise as principais aplicações e características de algumas bases, como a soda cáustica
..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
8. Dê o conceito de sais, segundo Arrhenius................................................................................................................................................................................................................................................................................................. 
9. Dê a classificação dos sais, com exemplos
.............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
.......................................................................................................................................................
10. Dê o conceito de óxidos.....................................................................................................................................................................................................................................................................................................
11. Explique detalhadamente  como ocorre a chuva ácida e faça  um esquema.






12)  Escreva V se verdadeiro e F se falsa as afirmações:

a)       (    )  o H2SO4 é o ácido das baterias de carro;
b)       (    ) o HCl , ácido clorídrico,é o ácido da digestão em nosso organismo;
c)       (    ) a soda cáustica é o mesmo que hidróxido de sódio;
d)       (    ) O composto KMnO4 é classificado como um óxido;
e)       (    ) O composto Mg(OH)2  é classificado como uma base, usado na medicina.



13.Faça a associação correta entre as colunas abaixo:
    I.            NaOH, Ca(OH)2, NH4OH                     (   ) ácidos
 II.            NaCℓ, KNO3, Na2S                               (   ) bases
III.            HCℓ, H2SO4, HNO3                                               (   ) sais
IV.            CO, Al2O3, Pb3O4                                  (   ) óxidos
14 Sobre os compostos abaixo,dê seus nomes e responda as questões que seguem:
1.      H2S
2.      Na2S
3.      NH3
4.      NaOH
5.      CaCℓ2
6.      HCℓ
7.      Ca(OH)2
a.       Quais são iônicos? 
b.      Quais sofrem ionização e quais sofrem dissociação iônica?


15.Assinale a alternativa que só apresenta sais:
a)      (    ) NaOH, Ca3(PO)2, NaCl
b)     (    )  NaCl, CaSO4, FePO4
c)   (    )   HCl, H2O, Ca3(PO)2
d) (    )    NaOH, HCl, H2O2
e)   (    )   HCl, CaSO4, FePO4
16.Unifor-CE) Os íons Ca2+, ClO- e Cl- compõem o sal de fórmula:
a)   (    )   Ca(ClO)Cl
b)  (    )    Ca(ClO)Cl2
c)      Ca(ClO)2Cl
d)  (    )   Ca2(ClO)2Cl
e)   (    )   Ca(ClO)2Cl2
17.(Cesgranrio-RJ) Um metal forma um nitrato de fórmula M(NO3)2. O sulfeto desse metal terá a fórmula:
a)   (    )   MS
b)   (    )   M2S
c)   (    )   MSO3
d)   (    )  M2SO3
e)   (    )   MSO4

obs: consultar tabela de cátions e ânions

Turmas 102,117,200,201, 217,300,301

INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DR. CARLOS CHAGAS
TAREFA PARA OS DIAS 31/03 E 01/04 2020   profª Neiva

a) Pesquise sobre  a importância do uso  do etanol 70° GL, principalmente nesse momento de pandemia do coronavirus. Explique seu poder de desinfecção.
b) Fale sobre o álcool anidro.
c) Fale resumidamente  sobre a obtenção do álcool
d) Fale sobre as variadas aplicações do etanol.

TURMA: 102

INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DR. CARLOS CHAGAS
EXERCÍCIOS LIGAÇÕES QUÍMICAS

1.     Cite 3 propriedades da ligação iônica:
............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
2.     Cite 3 propriedades da ligação covalente:
............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
Marque a alternativa correta:
1 – (FEEQ – CE) – O selênio e o enxofre pertencem à família VI A da tabela periódica. Sendo assim, o seleneto e o sulfeto de hidrogênio são representados, respectivamente pelas fórmulas:
a) ) (    )  HSe e H 
b) ) (    ) H2Se e HS
c) ) (    )  HSe e H2S

d) ) (    ) H2Se e H2S

e) ) (    )  H3Se e H3S

2 – (UNI-RIO) – O dióxido de carbono (CO2) é um gás essencial no globo terrestre. Sem a presença desse gás, o globo seria gelado e vazio. Porém, quando ele é inalado em concentração superior a 10%, pode levar o indivíduo à morte por asfixia. Esse gás apresenta em sua molécula um número de ligações covalentes igual a:
a) ) (    )  4
b) ) (    )  1
c) ) (    ) 2
d) ) (    )  3
e) ) (    )  0
3. (Mack-SP) – Se o caráter iônico entre dois ou mais átomos de elementos químicos diferentes é tanto maior quanto for a diferença de eletronegatividade entre eles, a alternativa que apresenta a substância que possui caráter iônico mais acentuado é:
(Dados: 1H, 9F, 11Na, 19K, 53I)
a) ) (    )  NaI
b) ) (    )  F2

c) ) (    ) HI
d) ) (    )  KI
e) ) (    )  KF
4– (FUC-MT) – O alumínio (Z=13) forma com um elemento químico E um composto iônico na proporção de 1 : 3. O elemento E pode ter número atômico:
a) ) (    )  11
b) ) (    ) 3
c) ) (    )  9
d) ) (    ) 31
e) ) (    )  5
5 – (UEMG) – As propriedades exibidas por um certo material podem ser explicadas pelo tipo de ligação química presente entre suas unidades formadoras. Em uma análise laboratorial, um químico identificou para um certo material as seguintes propriedades:
·         Alta temperatura de fusão e ebulição
·         Boa condutividade elétrica em solução aquosa
·         Mau condutor de eletricidade no estado sólido
A partir das propriedades exibidas por esse material, assinale a alternativa que indica o tipo de ligação predominante no mesmo:
a) ) (    )  metálica
b) ) (    ) covalente
c) ) (    )  dipolo induzido
d) ) (    )  iônica
6 – (UFU-MG) – O fosgênio (COCl2), um gás, é preparado industrialmente por meio da reação entre o monóxido de carbono e o cloro. A fórmula estrutural da molécula do fosgênio apresenta:

a) (    ) uma ligação dupla e duas ligações simples.
b) ) (    )  uma ligação dupla e três ligações simples.
c) ) (    ) duas ligações duplas e duas ligações simples.
d) ) (    )  uma ligação tripla e duas ligações simples.
e) ) (    ) duas ligações duplas e uma ligação simples.
7- (PUC-SP) Analise as propriedades físicas na tabela abaixo:
Amostra
Ponto de fusão
Ponto de ebulição
Condutividade elétrica a 25 ºC
Condutividade elétrica a 1000 ºC
A
801 ºC
1413 ºC
isolante
condutor
B
43 ºC
182 ºC
isolante
-------------
C
1535 ºC
2760 ºC
condutor
condutor
D
1248 ºC
2250 ºC
isolante
isolante
Segundo os modelos de ligação química, A, B, C e D podem ser classificados, respectivamente, como,
(A) composto iônico, metal, substância molecular, metal.
(B) metal, composto iônico, composto iônico, substância molecular.
(C) composto iônico, substância molecular, metal, metal.
(D) substância molecular, composto iônico, composto iônico, metal.
(E) composto iônico, substância molecular, metal, composto iônico.


Turmas: 200 e 201



Turmas: 200 e 201
Atividades:
1.   Calcule o volume de uma solução aquosa de hidróxido de sódio 0,8 moi/L, sabendo que ela contém   32 g de l\laOH. (MA Na = 23, H = 1, 0= 16)

    2.  São dissolvidos 8g de sacarose em água suficiente para 500mL de solução.
         Qual é a concentração comum dessa solução?                                                      a) (    ) 8g          b) (    ) 16g             c) (    )16g/L         d) (    )  8g/L         e) (    )  0,5g/L


      
3. O rótulo de uma embalagem de 2 L de certa água mineral traz a seguinte informação: "presença de30 ppm de bicarbonato de sódio". Qual a massa desse sal por litro de água mineral? (dH2O = 1 g/mL)



  4 .   Uma amostra de vinagre contendo 5,5g de ácido acético por 100 mL, tem concentração em mol/L igual a: (massa molar do ácido acético=60g/mol )




        5. Em um balão volumétrico de 400 mL são colocados 18g de NaCl e água suficiente para atingir a marca do gargalo. A concentração é igual a:
a) (    ) 18g/mL   b) (    ) 18g/L    c) (   )45g/mL  d) (    )45g/L    e) (    ) 4,5g/L



        6. Sabendo que o leite bovino contém um açúcar (lactose) na concentração de 46g/L, determine a massa de lactose em uma  xícara que contém 300 mL de leite.






        7.  Uma solução é preparada dissolvendo 50g de açúcar em 0,450 Kg de água. Qual o título dessa solução ?

   a)  (    )10             b) (    )50               c) (    ) 0,1                 d) (    ) 100                e) (    )5




   8. Prepara-se uma solução dissolvendo-se 8g de sacarose em 192g de água. Qual é o título dessa solução?

9.Determine a porcentagem, em massa, do soluto em uma solução que contém 75 g  de nitrato de prata dissolvidos em 0,425 kg de água.




    10.  O formol é uma solução aquosa de metanal (HCHO) a 40% em massa. Podemos dizer que:
             a) (    ) há 40g de metanal por litro de solução
                    b) (    ) há 40g de metanal por 100g de solução
             c) (    ) há 60g de metanal por 100g de água
             d) (    ) há 60g de metanal por litro de água
             e) (    ) há 4g de metanal por 100g de solução

11. A secreção média de lágrimas de um ser humano é de 1 mL por dia. Admitindo que as lágrimas possuam sais com concentração de 6 g/L, indique a massa de sais perdida em um dia, em gramas.





         12.  Uma bisnaga de xilocaína a 2% de massa total 500g , apresenta quantos gramas  de solvente?
  a) (    ) 10              b) (    ) 20             c) (    ) 50              d) (    ) 450            e) (    ) 490





     13.  Indique no gráfico qual o elemento que apresenta maior solubilidade, sabendo que o CS aumenta com o aumento da   temperatura. (em 100 ml de solvente).
      CS(A)
                                a
 

                                 b
                                    
                                     T  

   14.  Uma solução apresenta massa de 30 g e ocupa um volume de 40 cm3 Qual é a sua densidade  absoluta, em g/L?



15. A densidade absoluta de uma solução é de 1,2 g/cm3 Calcule o volume ocupado, sabendo que a massa da solução é de 48 g.


Turma: 217

 Instituto Estadual de Educação Dr.Carlos Chagas profª Neiva
Revisão funções Inorgânicas
COMPLETE O TEXTO:
1.ÁCIDOS,  segundo Arrhenius,  são substâncias que se .........................em meio ácido,liberando íons...........em meio aquoso.
2. Hidrácidos são..........................................................................................................
3.Oxiácidos são...................................................................................................................
4 Como se classificam os ácidos? Dê exemplos de   cada............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
5. Pesquise as principais aplicações e características de alguns ácidos, como o ác. Clorídrico, ác.sulfúrico,ác. fosfórico....
5.  Dê o conceito de bases, segundo Arrhenius.................................................................................................................................................................................................................................................................................................
6. Dê a classificação das bases, com exemplos
....................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
7. Pesquise as principais aplicações e características de algumas bases, como a soda cáustica
..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
8. Dê o conceito de sais, segundo Arrhenius................................................................................................................................................................................................................................................................................................. 
9. Dê a classificação dos sais, com exemplos
.............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
.......................................................................................................................................................
10. Dê o conceito de óxidos.....................................................................................................................................................................................................................................................................................................
11. Explique detalhadamente  como ocorre a chuva ácida e faça  um esquema.






12)  Escreva V se verdadeiro e F se falsa as afirmações:

a)       (    )  o H2SO4 é o ácido das baterias de carro;
b)       (    ) o HCl , ácido clorídrico,é o ácido da digestão em nosso organismo;
c)       (    ) a soda cáustica é o mesmo que hidróxido de sódio;
d)       (    ) O composto KMnO4 é classificado como um óxido;
e)       (    ) O composto Mg(OH)2  é classificado como uma base, usado na medicina.



13.Faça a associação correta entre as colunas abaixo:
    I.            NaOH, Ca(OH)2, NH4OH                     (   ) ácidos
 II.            NaCℓ, KNO3, Na2S                               (   ) bases
III.            HCℓ, H2SO4, HNO3                                               (   ) sais
IV.            CO, Al2O3, Pb3O4                                  (   ) óxidos
14 Sobre os compostos abaixo,dê seus nomes e responda as questões que seguem:
1.      H2S
2.      Na2S
3.      NH3
4.      NaOH
5.      CaCℓ2
6.      HCℓ
7.      Ca(OH)2
a.       Quais são iônicos? 
b.      Quais sofrem ionização e quais sofrem dissociação iônica?


15.Assinale a alternativa que só apresenta sais:
a)      (    ) NaOH, Ca3(PO)2, NaCl
b)     (    )  NaCl, CaSO4, FePO4
c)   (    )   HCl, H2O, Ca3(PO)2
d) (    )    NaOH, HCl, H2O2
e)   (    )   HCl, CaSO4, FePO4
16.Unifor-CE) Os íons Ca2+, ClO- e Cl- compõem o sal de fórmula:
a)   (    )   Ca(ClO)Cl
b)  (    )    Ca(ClO)Cl2
c)      Ca(ClO)2Cl
d)  (    )   Ca2(ClO)2Cl
e)   (    )   Ca(ClO)2Cl2
17.(Cesgranrio-RJ) Um metal forma um nitrato de fórmula M(NO3)2. O sulfeto desse metal terá a fórmula:
a)   (    )   MS
b)   (    )   M2S
c)   (    )   MSO3
d)   (    )  M2SO3
e)   (    )   MSO4
obs: consultar tabela de cátions e ânions

Turmas: 300 e 301








Professora Neiva
Turma: 200 e 201.

Dicas preciosas para resolver os exercícios de SOLUÇÕES

-Precisa tomar cuidado com as transformações de unidade :

 Volume:  1L equivale a 1000 mL , então, basta multiplicar por 1000 para
 passar de litro para mililitro....e dividir por 1000 para passar de mL para L
                1 mL equivale a 1 cm 3

Massa: g, Kg,...

-Nos cálculos de concentração : C= m/V       massa do soluto dividido pelo volume total da solução     unidade: g/L,  g/mL

- Observe que DENSIDADE é a MASSA TOTAL da solução dividido pelo
VOLUME TOTAL da solução. A água ´apresenta densidade 1 Kg/L, por isso,
podemos considerar 1L de água igual a 1 Kg de água.

-A unidade mol/L é usada quando se tratar de quantidade de matéria.

-Título é uma relação de massa/massa e não tem unidade, é expressa em
porcentagem . Por exemplo, Omã soluçãoa 10% de um ácido, significa que
temos 10g do ácido puro diluído em um total de 100 g da solução deste
ácido. Como o próprio nome já diz, PORCENTAGEM...por cem...

Resolução de alguns exercícios para servir de modelo:

Identifique todos os dados que o problema fornece inicialmente, para 
  identificar a fórmula a ser utilizada.

  1 .   Calcule o volume de uma solução aquosa de hidróxido de
sódio 0,8 moi/L, sabendo que ela contém   32 g de l\laOH.
(MA Na = 23, H = 1, 0= 16)



V=?
Cn= 0,8 mol/L
m1 = 32g
M NaOH = 23 + 1 + 16 = 40g

Usando a fórmula: Cn = m1
                                    M.V  

0,8 = 32
        40V
0,8. 40V = 32
32V= 32
V= 32/32= 1 L   
Tá......mas como é que eu sei que é litro?   Ora, se a concentração é mol/L....não posso misturar unidades!
3. O rótulo de uma embalagem de 2 L de certa água mineral traz a seguinte informação: "presença de30 ppm de bicarbonato de sódio". Qual a massa desse sal por litro de água mineral? (dH2O = 1 g/mL)

Neste, só dou a dica que  ppm é parte por milhão!
        7.  Uma solução é preparada dissolvendo 50g de açúcar em 0,450 Kg de água. Qual o título dessa solução ?

   a)  (    )10             b) (    )50               c) (    ) 0,1                 d) (    ) 100                e) (    )5

neste exercício precisa passar para gramas os 0,450 Kg, lembrando a fórmula<

T= m1
m1 + m2

m1 é a massa do soluto
m2 é a massa do solvente
m1 + m2 é a massa total da solução, ou simplesmente m.
m= m1 + m2
se multiplicarmos o valor de T por 100, teremos o valor expresso em porcentagem... se tivermos o valor em porcentagem e quisermos expressá-lo em título T, basta dividir por 100.
Resolvendo:
m 1 = 50g
m 2 = 0,450 Kg = 450 g
T= 50      =             50   =  0,1

   50  + 450             500


Professor Rogério.


Pesquisa sobre o COVID-19 para as turmas 103, 104, 105, 118, 203, 204, 218 e 302

1)Qual a diferença entre epidemia e pandemia.
2)Quando é considerado epidemia e pandemia.
3)Quais(l) a(s) pandemia(s) que o Brasil já enfrentou.
4)Descreva o comportamento do COVID-19.
5)Quais as pessoas pertencem ao grupo de risco e porque.
6)A higienização pode ser feita com água e sabão. Indique o passo apasso e o que ocorre quando o vírus entra em contato com o sabão ou detergente.
7)Qual a diferença entre sabão e detergente.
8)Quais os tipo de álcool gel podemos utilizar no combate do COVID-19 e como eles agem.
9)Indique como fazer álcool gel 70 % a partir do álcool 92 GL.
10) Faça uma projeção do Brasil após a passagem da pandemia.


Professor Rafael Verdun.
100, 101 e 116.




Professora Neiva
Turmas: 117 e 217.

INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DR. CARLOS CHAGAS
Profª Neiva
Tarefa para turmas 300 e 301 EAD de Química
 referente aos dias 7 e 8 de abril de 2020

HIDROCARBONETOS
Hidrocarbonetos são compostos formados apenas por CARBONO e HIDROGÊNIO.
Pesquise e familiarize-se com os conceitos(dando no mínimo 3 exemplos de cada) a seguir, eles serão muito importantes no decorrer do estudo dos compostos orgânicos.
a)     ALCANOS

b)    ALCENOS

c)     ALCINOS


d)    ALCADIENOS

e)     ALCADIINOS


f)      CICLANOS




Professora Neiva.
Turma: 107


UTILIZANDO MATERIAL RECICLADO (CAIXINHAS DE LEITE, TAMPINHAS DE GARRAFA, PAPELÃO...)E SUA CRIATIVIDADE, ELABORE UM JOGO TIPO CARTAS, ROLETA, DADOS, TABULEIRO...
PODE INVENTAR ATÉ UMA PRENDA PARA QUEM ERRAR! HEHE!
PRECISA ENVOLVER O CONTEÚDO JÁ ABORDADO!

DEPOIS, TESTE O CONHECIMENTO DE SEUS FAMILIARES! VAI SER DIVERTIDO!

Professora Neiva.
Turmas: 200 e 201.




Professora Neiva
Turmas: 300 e 301










Professora Neiva 
200 e 201


Turmas: 102, 117 e 217

Professora Neiva







Tarefa de química  para turmas 300 e 301 dos dias 28 e 29 de abril 2020   prof. Neiva

Exercícios Hidrocarbonetos

1.As abelhas utilizam a sinalização química para distinguir a abelha-rainha de uma operária, sendo capazes de reconhecer diferenças entre moléculas. A rainha produz o sinalizador químico conhecido como ácido 9-hidroxidec-2-enoico, enquanto as abelhas-operárias produzem ácido 10-hidroxidec-2-enoico. Nós podemos distinguir as abelhas-operárias e rainhas por sua aparência, mas, entre si, elas usam essa sinalização química para perceber a diferença. Pode-se dizer que veem por meio da química.
  • A   (    )
fórmula estrutural.
  • B (    )
fórmula molecular.
  • C (    )
identificação dos tipos de ligação.
  • D (    )
contagem do número de carbonos.
  • E (    )
identificação dos grupos funcionais.




2. Pesquise em seu livro os PREFIXOS ( met, et, prop,but...) utilizados para a nomenclatura dos hidrocarbonetos. Anote no seu caderno.É importante que você se familiarize com os conceitos da química orgânica. Procure assistir vídeossobre o assunto, os voltados para o ENEM são ideais.



Exercícios para turmas 200 e 201 de Química   
Dias 28 e 29 de abril 2020      
  professora Neiva

1.(Enem) – Qual das seguintes fontes de produção de energia é a mais recomendável para a diminuição dos gases causadores do aquecimento global? Justifique
a) Óleo diesel
b) Gasolina
c) Carvão mineral
d) Gás natural
e) Vento

2.(IFS) Marque a alternativa que indica as principais fontes ou tipos de energias renováveis:justifique
a) Petróleo, biomassa, eólica e solar
b) Gás natural, petróleo, nuclear e hidroelétrica
c) Biomassa, eólica, petróleo e gás natural
d) Eólica, hidroelétrica, solar e biomassa
e) Hidroelétrica, solar, petróleo e gás natural

3.A respeito das fontes renováveis de energia, recursos energéticos que podem regenerar-se em curto espaço de tempo, responda V para as proposições verdadeiras e F para as proposições falsas:
( ) São exemplos de fontes renováveis de energia: energia solar, energia eólica, energia geotérmica, xisto betuminoso e biomassa.
( ) Os danos provocados pelo uso de fontes renováveis de energia são mínimos se comparados aos das fontes de energia não renováveis
( ) Apesar de serem consideradas fontes de energia limpa, algumas fontes renováveis de energia causam impactos no ambiente, como o uso da biomassa, que provoca aumento do desmatamento.
( ) O Brasil ainda não é conhecido pelo uso de fontes renováveis de energia porque estes demandam avanços tecnológicos.
Assinale a sequência correta:
a) VFVV
b) FVFV
c) FVVF
d) VFFV
4.Faça a correta correlação entre os conceitos e as definições a respeito das fontes renováveis de energia. Em seguida, assinale a alternativa que contém a sequência correta:
1. Energia geotérmica
2. Energia eólica
3. Energia solar
( ) Esse tipo de energia pode ser obtido de duas formas: diretamente, por meio de painéis de células fotovoltaicas, ou indiretamente, por meio de usinas com coletores.
( ) O calor produzido no interior do planeta Terra é responsável pelo fornecimento desse tipo de energia.
( ) O aproveitamento desse tipo de energia ocorre por meio de aerogeradores.
a) 3,1,2
b) 2,1,3
c) 1,3,2
d) 3,2,1


5.(ENEM- 2010) Deseja-se instalar uma estação de geração de energia elétrica em um município localizado no interior de um pequeno vale cercado de altas montanhas de difícil acesso. A cidade é cruzada por um rio, que é fonte de água para consumo, irrigação das lavouras de subsistência e pesca. Na região, que possui pequena extensão territorial, a incidência solar é alta o ano todo. A estação em questão irá abastecer apenas o município apresentado. Qual forma de obtenção de energia, entre as apresentadas, é a mais indicada para ser implantada nesse município de modo a causar o menor impacto ambiental?
a) Termoelétrica, pois é possível utilizar a água do rio no sistema de refrigeração.
b) Eólica, pois a geografia do local é própria para a captação desse tipo de energia.
c) Nuclear, pois o modo de resfriamento de seus sistemas não afetaria a população.
d) Fotovoltaica, pois é possível aproveitar a energia solar que chega à superfície do local.
e) Hidrelétrica, pois o rio que corta o município é suficiente para abastecer a usina construída.



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