Atenção alunos do professor Volnei , acessar o Classroom para enviarem as atividades. Códigos das turmas:
104 Geo hpek3il
105 Geo rxm3zmw
218 Geo 2s2rsul
Obrigada.
Professor Volnei
Turmas: 104,105 e 118
104-104-118 – Geografia.
GEOGRAFIA ECONÔMICA - PAÍSES DESENVOLVIDOS E
SUBDESENVOLVIDOS
O desenvolvimento econômico é uma prioridade de todos os
países e nações do mundo.
A industrialização é responsável, em grande parte, pelo
desnível que há hoje entre as nações. Os países que não conseguiram se
industrializar permaneceram em posição de subdesenvolvimento em
relação aos demais.
Países Ricos e Países Pobres
A terminologia usada para denominar países desenvolvidos e
subdesenvolvidos varia bastante. São vários os termos utilizados para descrever
os níveis de desenvolvimento de países. As nações são classificadas em
categorias, baseadas em critérios como grau de riqueza ou pobreza, nível de
industrialização, desenvolvimento econômico, etc.
O termo "país emergente", bastante utilizado na
década de 1990, descrevia países em desenvolvimento: entre eles, países da
América Latina, do Leste Europeu, do Sudeste Asiático e da África. Na década de
1980, eles eram chamados de países de terceiro mundo. Hoje, esses países
são classificados como países em desenvolvimento (países recentemente
industrializados) e países subdesenvolvidos (países menos
industrializados).
Países em desenvolvimento ou recentemente
industrializados incluem a maioria dos países da América do Sul e da
Europa Oriental e partes dos continentes africano e asiático. Tais países são,
em geral, menos industrializados que os desenvolvidos, mas mais que os
subdesenvolvidos.
A maioria dos países em desenvolvimento apresenta uma má
distribuição de renda – fator decisivo na medida do desenvolvimento de uma
nação. Em tais países, a concentração de renda se encontra nas mãos de poucos.
Tais países dependem de países desenvolvidos. Uma das heranças da colonização
de exploração é ter uma relação de dependência com decisões, tecnologia, mercados
e preços e créditos originários das nações desenvolvidas.
A maioria dos países africanos e alguns asiáticos
são subdesenvolvidos ou menos industrializados. Apresentam
dependência financeira e exclusão tecnológica e econômica. A economia desses
países é primariamente agrícola. Muitos desses países são extremamente pobres:
há falta de água potável, encanamento e esgotos, eletricidade e atendimento
médico. Apresentam também baixo consumo de energia, elevadas taxas de
analfabetismo, elevado crescimento demográfico, alta mortalidade infantil e
baixa expectativa de vida. São frequentemente atingidos por epidemias e
endemias: malária, febre amarela, doença de Chagas, meningites, hepatites,
cólera, etc. Os índices de mortalidade são, portanto, elevados. Na África, por
exemplo, milhões de pessoas contraíram o vírus da AIDS e milhares, o Ebola.
Países como os Estados Unidos, o Canadá, o Japão, a
Cingapura, a Austrália, a França e a Grã-Bretanha são chamados de países
desenvolvidos ou países industrializados. Na década de 1980, eram
chamados de países de primeiro mundo. São nações industrializadas,
todas elas capitalistas. Muitas delas foram as primeiras nações a se
industrializarem no século XIX, quando se iniciou a Revolução Industrial. São
as nações líderes em termos de indústria, finanças e tecnologia.
As características compartilhas por países desenvolvidos são:
alto desenvolvimento tecnológico, participação expressiva dos setores
secundário e terciário na economia, renda per capita elevada e distribuição de
renda relativamente homogênea. Tais países também exercem muita influência
sobre outros países em assuntos de política, economia e cultura. Os cidadãos
desses países costumem viver mais e melhor e ter um maior grau de educação.
Contudo, são os países que mais poluem e que mais utilizam os recursos naturais
mundiais.
Outros termos frequentemente usados para classificar o
desenvolvimento de países eram Norte (países de primeiro e segundo mundo) e o
Sul (países de terceiro mundo).
Medindo a riqueza (ou pobreza) das Nações
Uma das formas de medir a riqueza de um país é através
do PIB (Produto Interno Bruto). O PIB é a soma do valor monetário de
tudo que é produzido em um país durante o ano.
Tipologias baseadas em PIB per capita ou medidas econômicas
similares são muito úteis. Contudo, são limitadas, pois o PIB e o PIB per
capita medem a capacidade produtiva de um país, mas não considera o bem-estar
da população ou a concentração de renda nacional. Dois países podem ter o mesmo
PIB, mas oferecer níveis bastante diferentes de qualidade de vida. Por exemplo,
uma comparação entre dois países pode revelar que um deles tem um índice menor
de mortalidade infantil, mas também um índice menor de expectativa de vida.
Quando se comparam países, é necessário, portanto, utilizar outros índices além
do PIB para se fazer uma análise mais correta sobre a situação real econômica
de uma nação.
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma
forma, mais abrangente que o PIB, para medir a riqueza ou pobreza de uma nação.
Esse índice foi criado pelas Nações Unidas para classificar países em termos
socioeconômicos. O índice avalia não somente o tamanho da economia de um país,
mas também a qualidade de vida de sua população. O índice leva em conta
expectativa de vida, renda per capita, taxa de escolaridade e outros fatores
que medem a qualidade de vida da população. O Brasil está classificado com uma
das maiores economias do mundo, porém tem um IDH que é lamentável, ficando
entre os países com a maior desigualdade social.
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), índice
publicado pela ONU a respeito de 174 países, considera três variáveis
básicas:
1. A expectativa de vida da população;
2. O grau de escolaridade da população;
3. A renda per capita da população.
|
A escala do IDH varia de 0 a 1; quanto mais próximo do 1 um
país estiver, melhor é a qualidade de vida de sua população.
Questões propostas:
1.
Considerando
as maneiras de diferenciar o mundo rico do mundo pobre, faça uma pesquisa sobre
o que significa I.D.H. e sua história de implantação. Quem idealizou esse
método. Também pesquise sobre o I.D.H. de sua cidade, Estado e País na
atualidade. A partir disso, escolha um país rico, apresente os dados e trace um
comparativo.
2.
Analise
o mapa abaixo e descreva com suas palavras a explicação para essa divisão e o
que ela inova e ou ocasiona.
3.
Relacione
as características econômicas de um país pobre/subdesenvolvido.
4.
Relacione
as características sociais de um país rico/desenvolvido.
5.
Conceitue
subdesenvolvimento.
TURMA 118
Para a turma 118,
proponho uma pesquisa de um quadro comparativo de todos os continentes
apresentando os dados físicos dos mesmos dentro do contexto geral, com ênfase
ao aspecto econômico.
Professor Volnei
Turma 218
Conceitos de População ´Ênfase a População Brasileira.
Os conceitos de população
servem de referência para as análises e estudos da população do Brasil e do
mundo.
Os estudos de população são realizados a
partir dos dados coletados pelos censos demográficos e pesquisas de campo, que
são organizados e interpretados por instituições oficiais do governo e
universidades. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) acumula
uma grande quantidade de pesquisas e dados estatísticos sobre a população
brasileira.
Antes de olhar para os dados representativos
da população brasileira – que foram atualizados recentemente após a realização
do censo 2010, é importante ressaltar que mais do que uma série de observações
e dados quantitativos, as informações do censo são utilizadas como referência
para a formação de políticas públicas nas mais diferentes áreas da sociedade e
segmentos da economia, apontando as fragilidades, potenciais e a evolução
histórica dos aspectos mais importantes de nossa sociedade.
A realização dessas análises exige também a
compreensão de alguns conceitos fundamentais empregados pelos estudos de
população do Brasil e também do mundo, que serão destacados a seguir na forma
de tópicos.
Taxa de
Natalidade: nº
de nascimentos x 1000 ( ‰) ou x 100 (%)
população total
Taxa de
Mortalidade: nº
de mortes x 1000 ( ‰) ou x 100 (%)
população total
Taxa de
fecundidade: média de
número de filhos das mulheres entre 15 e 45 anos.
Mortalidade
infantil: número de
crianças que morreram antes de completar 1 ano de vida, medida a cada 100 ou a
cada 1000 crianças nascidas.
Expectativa
de vida: idade
média que a população alcança.
Crescimento
vertical: diferença
entre o número de nascimentos e o número de mortes.
Migrações: movimentos duradouros da população.
1. Imigração: entrada de
população;
2. Emigração: saída de
população.
Crescimento
horizontal ou saldo migratório: diferença
entre imigrações (entradas) e emigrações (saídas).
Crescimento
Vegetativo: diferença entre
as taxas de natalidade e de mortalidade.
Bônus
Demográfico: situação
em que a população ativa, com potencial para ocupar postos de trabalho e
mercado consumidor, supera os inativos (crianças e idosos).
Crescimento
Total: diferença
entre o crescimento vegetativo e o saldo migratório.
Total de
População:
crescimento total somado à população residente.
Transição
demográfica: passagem
de uma situação de alta taxa de natalidade e de alta taxa de mortalidade para
uma situação de estabilidade, através de baixos índices de natalidade e de
mortalidade. O Japão é um exemplo de país que apresenta um estágio avançado de
transição demográfica, com grande envelhecimento.
Migrações
externas: movimentos
intracontinentais ou intercontinentais.
Migrações
internas: movimentos
intrarregionais ou inter-regionais.
Êxodo rural: movimentos duradouros no sentido
campo-cidade.
Êxodo urbano: movimentos duradouros no sentido
cidade-campo.
Migrações
pendulares:
1. sazonais: realizadas em
determinado período do ano em virtude de fatores naturais e/ou econômicos, como
os agricultores do sertão do Nordeste que migram sazonalmente de acordo com o
período de seca mais intensa;
2. Transumância: deslocamento
relacionado aos pastoreios que migram de acordo com as necessidades dos rebanhos
e a oferta de recursos como água e pastagens;
3. Diários:
3.1: urbano-urbano: movimentos
realizados a partir das chamadas cidades-dormitório em direção ao local de
trabalho;
3.2: urbano-rural: movimentos
realizados pelos trabalhadores volantes, também conhecidos como boias-frias.
4. Recreação e turismo:
movimentos diários, semanais ou mensais, com o objetivo de lazer, encontros
familiares ou círculo de amizades.
Júlio César Lázaro da Silva
Colaborador Brasil Escola
Graduado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP
Mestre em Geografia Humana pela Universidade Estadual Paulista – UNESP
Considerando essa informação específica sobre
a População Brasileira, faça o que se pede reiterando aqui questões de revisão:
1. Conceitue população.
2. Faça uma pesquisa sobre a população de um
país pobre e sobre a população de um país rico e teça um comentário, uma
conclusão.
3. Elabore um apanhado de ideias sobre a
população do nordeste do Brasil (regionalmente falando) e sobre a população do
sudeste do Brasil (regionalmente falando) e elabore um quadro comparativo de
ideias.
4. Pesquise os dados relativos a população da
cidade de canoas. Elabore uma breve conclusão sobre o tema.
5. Diferencie população relativa de absoluta.
CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA PARA PERÍODO DE AFASTAMENTO SOCIAL
Prof: João Vicente
Turma: 61 - não será enviado conteúdos por ter sido feito em
sala de aula.
Turma: 71 – Sociedade, Estado, povo, nação e país.
OBS: fazer a definição de cada um dos itens acima
O Estado e suas funções: definir o que é Estado e governo.
A origem dos Estados nacionais: quando surgiram os primeiros
Estados e sociedades?
Turma: 81 – População mundial: crescimento populacional –
quantos somos e projeção de quanto seremos em 2030? Ritmo do crescimento
demográfico e suas consequências. O crescimento é igual em todas as partes do
globo terrestre?
Doenças: doenças que surgiram, causas e consequências dessas
doenças em escala global. Ex: Peste negra, H1N1 e Corona Vírus. Identificar as
causas e consequências e vacinas para cura.
Taxas de mortalidade causadas por essas doenças.
Turma: 91 – Nova Ordem Mundial
Definir o que são ordens mundiais?
Mundo Bipolar: o que causou a Ordem Bipolar? Bloco
socialista e capitalistas, nações envolvidas, causas e consequências? O que é
economia planificada e capitalismo? Qual é a nova Ordem Mundial atualmente?
ENSINO MÉDIO:
PRIMEIROS ANOS turmas 100,101,102 e 103
PRIMEIROS ANOS turmas 100,101,102 e 103
A Revolução Industrial e Imperialismo – definir esses termos
descritos.
A economia industrial do século XX. O que move essa
economia? O petróleo? A energia elétrica? Definir o que foi o Fordismo.
Revolução tecnocientífica e Revolução da informação.
Responder as questões 1 e 2 da página 13.
Práticas espaciais em rede:
Práticas do turismo internacional. Quantos se deslocam
anualmente e seus destinos no mundo. Qual país que mais recebe turistas no
mundo? Faça uma análise sobre o turismo no Brasil. Se há muitos turistas que
vem para o Brasil e quais as regiões de preferência desses turistas?
As redes de ilegalidade: quais crimes cometidos na Internet?
Como funciona lavagem de dinheiro e para onde são enviados o dinheiro fruto da
roubo principalmente no maio público. Quem pratica a lavagem de dinheiro no
Brasil?
SEGUNDOS ANOS: turmas: 200 e
201
Protocolo de Kyoto: o que ficou defino na reunião em Kyoto
no Japão? Para que serviu esse protocolo?
O que foi discutido no acordo de Paris?
Quais as Conferências organizadas pela ONU – Organização da
Nações Unidas em toda a história e quais seus objetivos?
Carbono: Quanto carbono é emitido em escala global e quais
países que mais emitem gases do Efeito Estufa?
Responda as questões 1 e 2 da página 23 sobre meios
eficientes de transportes e suas emissões de gases na atmosfera.
Biodiversidade: florestas em extinção – qual a importância
das florestas para a humanidade? Quais florestas ainda existem no mundo e como
está seu estado de conservação?
TERCEIROS ANOS:
O que foi a Guerra Fria e por quem foi travada essa Guerra?
Quais as áreas de maior influência dos Estados Unidos da
América ao redor do mundo?
Quais alianças estratégicas que serviram como pilares para a
Europa Ocidental após término da segunda
Guerra mundial?
Como ficou o espaço europeu depois da Guerra Fria?
O fim da União soviética e sua transição para o capitalismo.
Fazer uma análise desse fato.
Professora Diana De Castro
Turma: 116.
Turmas: 104,105 e 118.
Turmas: 104,105 e 118.
Turma: 116.
A cartografia, como sabemos, é a área do conhecimento responsável pela elaboração e estudo dos mapas e representações cartográficas em geral, incluindo plantas, croquis e cartas gráficas. Essa área do conhecimento é de extrema utilidade não só para os estudos em Geografia, mas também em outros campos, como a Historia e a Sociologia, pois, afinal, os mapas são formas de linguagem para expressar uma dada realidade.
Existem, dessa forma, alguns conceitos básicos de Cartografia que nos permitem entender os elementos dessa área de estudos com uma maior facilidade. Saber, por exemplo, noções como as de escala, legenda e projeções auxilia-nos a identificar com mais facilidade as informações de um mapa e as formas utilizadas para elaborá-lo.
Confira, a seguir, um resumo dos principais conceitos da Cartografia:
Mapa – um mapa é uma representação reduzida de uma dada área do espaço geográfico. Um mapa temático, por sua vez, é uma representação de um espaço realizada a partir de uma determinada perspectiva ou tema, que pode variar entre indicadores sociais, naturais e outros.
Plantas – representação cartográfica realizada a partir de uma escala muito grande, ou seja, com uma área muito pequena e um nível de detalhamento maior. É muito utilizada para representar casas e moradias em geral, além de bairros, parques e empreendimentos.
Croqui – é um esboço cartográfico de uma determinada área ou, em outras palavras, um mapa produzido sem escala e sem os procedimentos padrões na sua elaboração, servindo apenas para a obtenção de informações gerais de uma área.
Escala – é a proporção entre a área real e a sua representação em um mapa. Geralmente, aparece designada nos próprios mapas na forma numérica e/ou na forma gráfica.
Legenda – é a utilização de símbolos em mapas para definir algumas representações e está sempre presente em mapas temáticos. Alguns símbolos cartográficos e suas legendas são padronizados para todos os mapas, como o azul para designar a água e o verde para indicar uma área de vegetação, entre outros.
Orientação – é a determinação de ao menos um dos pontos cardeais, importante para representar a direção da área de um mapa. Alguns instrumentos utilizados na determinação da orientação cartográfica são a Rosa dos Ventos, a Bússola e o aparelho de GPS.
Projeções Cartográficas – são o sistema de representação da Terra, que é geoide e quase arredondada, em um plano, de forma que sempre haverá distorções. No sistema de projeções cartográficas, utiliza-se a melhor estratégia para definir quais serão as alterações entre o real e a representação cartográfica com base no tipo de mapa a ser produzido.
Hipsometria – também chamada de altimetria, é o sistema de medição e representação das altitudes de um determinado ambiente e suas formas de relevo. Portanto, um mapa hipsométrico ou altimétrico é um mapa que define por meio de cores e tons as diferenças de altitude em uma determinada região.
Latitude – é a distância, medida em graus, entre qualquer ponto da superfície terrestre e a Linha do Equador, que é um traçado imaginário que se encontra a uma igual distância entre o extremo norte e o extremo sul da Terra.
Longitude – é a distância, medida em graus, entre qualquer ponto da superfície terrestre e o Meridiano de Greenwich, outra linha imaginária que é empregada para definir a separação dos hemisférios leste e oeste.
Paralelos – são as linhas imaginárias traçadas horizontalmente sobre o planeta ou perpendiculares ao eixo de rotação terrestre. Os principais paralelos são a Linha do Equador, os Trópicos de Câncer e Capricórnio e os Círculos Polares Ártico e Antártico. Todo paralelo da Terra possui um valor específico de latitude, que pode variar de 0º a 90º para o sul ou para o norte.
Meridianos – são as linhas imaginárias traçadas verticalmente sobre o planeta ou paralelas ao eixo de rotação terrestre. O principal meridiano é o de Greenwich, estabelecido a partir de uma convenção internacional. Todo meridiano da Terra possui um valor específico de longitude, que pode variar entre 0º e 180º para o leste ou para o oeste.
Coordenadas Geográficas – é a combinação do sistema de paralelos e meridianos com base nas longitudes e as latitudes para endereçar todo e qualquer ponto da superfície terrestre.
Atividades:
1) O que é cartografia? qual é a sua importância?
2) O que é escala cartográfica?
3) O que são projeções cartográficas?
4) Explique cada sistema de medição cartográfica?
Turma: 302
Professora Diana de Castro.
Globalização.
A globalização é um dos termos mais frequentemente empregados para descrever a atual conjuntura do sistema capitalista e sua consolidação no mundo. Na prática, ela é vista como a total ou parcial integração entre as diferentes localidades do planeta e a maior instrumentalização proporcionada pelos sistemas de comunicação e transporte.
Mas o que é globalização exatamente?
O conceito de globalização é dado por diferentes maneiras conforme os mais diversos autores em Geografia, Ciências Sociais, Economia, Filosofia e História que se pautaram em seu estudo. Em uma tentativa de síntese, podemos dizer que a globalização é entendida como a integração com maior intensidade das relações socioespaciais em escala mundial, instrumentalizada pela conexão entre as diferentes partes do globo terrestre.
Vale lembrar, no entanto, que esse conceito não se refere simplesmente a uma ocasião ou acontecimento, mas a um processo. Isso significa dizer que a principal característica da globalização é o fato de ela estar em constante evolução e transformação, de modo que a integração mundial por ela gerada é cada vez maior ao longo do tempo.
Há um século, por exemplo, a velocidade da comunicação entre diferentes partes do planeta até existia, porém ela era muito menos rápida e eficiente que a dos dias atuais, que, por sua vez, poderá ser considerada menos eficiente em comparação com as prováveis evoluções técnicas que ocorrerão nas próximas décadas. Podemos dizer, então, que o mundo encontra-se cada dia mais globalizado.
O avanço realizado nos sistemas de comunicação e transporte, responsável pelo avanço e consolidação da globalização atual, propiciou uma integração que aconteceu de tal forma que tornou comum a expressão “aldeia global”. O termo “aldeia” faz referência a algo pequeno, onde todas as coisas estão próximas umas das outras, o que remete à ideia de que a integração mundial no meio técnico-informacional tornou o planeta metaforicamente menor.
A origem da Globalização
Não existe um total consenso sobre qual é a origem do processo de globalização. O termo em si só veio a ser elaborado a partir da década de 1980, tendo uma maior difusão após a queda do Muro de Berlim e o fim da Guerra Fria. No entanto, são muitos os autores que defendem que a globalização tenha se iniciado a partir da expansão marítimo-comercial europeia, no final do século XV e início do século XVI, momento no qual o sistema capitalista iniciou sua expansão pelo mundo.
De toda forma, como já dissemos, ela foi gradativamente apresentando evoluções, recebendo incrementos substanciais com as transformações tecnológicas proporcionadas pelas três revoluções industriais. Nesse caso, cabe um destaque especial para a última delas, também chamada de Revolução Técnico-Científica-Informacional, iniciada a partir de meados do século XX e que ainda se encontra em fase de ocorrência. Nesse processo, intensificaram-se os avanços técnicos no contexto dos sistemas de informação, com destaque para a difusão dos aparelhos eletrônicos e da internet, além de uma maior evolução nos meios de transporte.
Portanto, a título de síntese, podemos considerar que, se a globalização iniciou-se há cerca de cinco séculos aproximadamente, ela consolidou-se de forma mais elaborada e desenvolvida ao longo dos últimos 50 anos, a partir da segunda metade do século XX em diante.
Características da globalização / aspectos positivos e negativos
Uma das características da globalização é o fato de ela se manifestar nos mais diversos campos que sustentam e compõem a sociedade: cultura, espaço geográfico, educação, política, direitos humanos, saúde e, principalmente, a economia. Dessa forma, quando uma prática cultural chinesa é vivenciada nos Estados Unidos ou quando uma manifestação tradicional africana é revivida no Brasil, temos a evidência de como as sociedades integram suas culturas, influenciando-se mutuamente.
Existem muitos autores que apontam os problemas e os aspectos negativos da globalização, embora existam muitas polêmicas e discordâncias no cerne desse debate. De toda forma, considera-se que o principal entre os problemas da globalização é uma eventual desigualdade social por ela proporcionada, em que o poder e a renda encontram-se em maior parte concentrados nas mãos de uma minoria, o que atrela a questão às contradições do capitalismo.
Atividades:
1) O que é Globalização?Qual é a sua origem?
2)Quais são as suas características?
2) Pesquise: O que é Geopolítica?
Professora Diana de Castro.
Turma: 204.
Turma: 204.
Professor Volnei Dias da Silva
Turmas: 104,105 e 118.
É comum encontrar pessoas que pensam que saber
Geografia é aprender muitos dados, saber qual é população de todas as cidades
do mundo e poder citar e localizar todos os novos Estados africanos. Algumas
pessoas acham que a Geografia tem a ver com os mapas e também com a descrição
de viagens pelo mundo.Cada uma dessas crenças populares tem algo de verdadeiro.
A localização, os dados e os mapas são recursos que a Geografia utiliza,
recursos esses que geram a habilidade de “olhar geograficamente,” isto é, a
capacidade de observar e interpretar os distintos processos naturais e sociais,
tanto diretamente na realidade, como por meio de mapas, fotos aéreas, imagens
de satélites e outras representações do mundo real.
A observação e a interpretação da fisionomia
da paisagem - que é a porção do lugar que a vista alcança - faz parte da
essência do saber da Geografia.Olhar e pensar sobre o que está presente em cada
rua de sua cidade, em cada campo plantado, em cada montanha ou floresta, pode
ajudar a compreender como natureza e a sociedade se combinam para moldar as
diferentes formas que existem na superfície da Terra.
A noção de paisagem, para a Geografia, não
deve ser confundida com a do paisagismo, que está ligada a uma concepção de
estética na distribuição de objetos em um jardim ou um parque. Para a ciência
geográfica, a paisagem deve ser entendida como indicadora de conteúdo vivo e de
processos dinâmicos, isto é, em constante transformação.
A interpretação da paisagem para a Geografia é
a busca da explicação científica de como as formas que observamos são o
resultado visível da combinação de processos físicos, biológicos e humanos ou
antrópicos (do grego antropos = homem). Percebida por intermédio de uma visão
científica, a paisagem ganha uma abordagem com características próprias de um
método de pesquisa. Assim, o estudo da paisagem se constitui num dos mais
antigos métodos de estudo pertencentes à Geografia.Tomemos, por exemplo, a
observação da vegetação, que é o aspecto mais visível da vida na superfície da
Terra. As formações vegetais revelam muitas informações sobre as condições do
clima e do solo do lugar. Em uma área tropical, quente e úmida, a existência de
uma floresta exuberante e permanentemente verde mostra, quase sempre, que o clima
é favorável ao desenvolvimento da vida vegetal. Entretanto, nessas mesmas
condições de clima, pode ocorrer também a savana ou o cerrado, o que revela as
limitações do solo das áreas tropicais - com estações seca e úmida bem marcadas
- para o crescimento das árvores.
Atualmente, os conhecimentos reunidos pela
Geografia formam um conjunto de informações diversificadas sobre formas de
relevo, diferentes climas e formações vegetais, dados sobre população e
atividades econômicas que, embora tomados isoladamente, estão de fato
estreitamente vinculados entre si.Em cada lugar da superfície terrestre, as
condições de vida são o resultado de uma interação dos distintos elementos
naturais, trabalhados pela atividade humana, com maior ou menor intensidade.
Mesmo na Antártida, onde as condições inóspitas de clima dificultam o
estabelecimento permanente do homem, as marcas de sua atividade estão presentes
no buraco da camada de ozônio que altera as condições naturais do continente
gelado.
Porém, independentemente da ação humana,
podemos afirmar que as paisagens são também produtos das mais diversas
combinações de fenômenos naturais, que apresentam sua própria diversidade, a
exemplo do relevo, que aparece em distintas formas e dimensões. Essas formas
diferentes de relevo contribuem para criar diferentes paisagens de montanhas ou
planaltos.
Por sua vez, as condições climáticas são
determinantes para a diversidade das formações vegetais e para o processo de
formação dos solos. O clima também está presente nos distintos agentes de
erosão, a exemplo das chuvas ou do vento.
Por isso, também é responsável pela modelagem
do relevo. Assim, os diferentes processos físicos e biológicos interagem
mutuamente na formação do que se chama substrato natural da paisagem.
Por causa das atividades humanas, a paisagem
natural vai sofrendo múltiplas modificações no decorrer do tempo,
transformando-se numa paisagem humanizada, pela incorporação de elementos
culturais.
De acordo com a atividade predominante da
população de um lugar, vão se estruturando paisagens de diferentes
características, segundo os graus de transformação dos elementos naturais, e
conforme a intensidade e a orientação da atividade humana. Desse modo, podemos
diferenciar paisagens agrícolas, minerais, industriais e urbanas.
O maior impacto das atividades humanas está
presente na paisagem urbana, que é o produto de atividades ligadas à indústria,
ao comércio e ao serviço. Isso mostra que a paisagem não é dada para todo o
sempre, mas que é objeto de mudança permanente.
É nas cidades que melhor podemos observar a
dinâmica da paisagem, dada a velocidade das transformações que ocorrem no
espaço urbano.
A cidade é uma espécie museu vivo da história
do trabalho e das técnicas desenvolvidas pela sociedade. Casas antigas e
modernas, ruas com grandes edifícios comerciais ou pequenas vilas, praças e
monumentos mostram que o trabalho humano se incorpora ao espaço em que vivemos,
o qual está em constante transformação. Pode-se dizer, então, que as paisagens
são como as fotografias que refletem as combinações entre processos naturais e
sociais em um espaço geográfico, no decorrer do tempo histórico.
Existem na paisagem indicações muito claras
dos processos sociais que as moldam. Um bairro pobre de uma cidade reflete
desigualdade social na apropriação da renda, evidenciada nas ruas sem
calçamento, nas praças abandonadas, nas valas abertas por onde correm os
esgotos.
Se soubermos observar e interpretar a
paisagem, isso permitirá que tenhamos uma concepção de como o lugar que
ocupamos no espaço geográfico é o resultado das condições sociais em que
vivemos.
Os mapas sempre foram um meio de representar o
espaço geográfico; e as pinturas e fotografias procuravam mostrar as distintas
paisagens existentes nos lugares representados. Os antigos atlas e compêndios
de Geografia mostram muitos mapas e ilustrações que procuram refletir a
diversidade de paisagens.Hoje, graças aos avanços técnicos, a Geografia dispõe
de novos meios de reconhecimento e coleta de informações, que potenciam a
capacidade de observação e representação do geógrafo.
Graças às fotografias aéreas e às imagens de
satélite, houve uma fusão entre o mapa e a imagem tomada no mundo real,
ampliando os limites do olho humano por meio do sensoriamento remoto, isto é,
podemos dispor de sensores - como os nossos olhos - controlados remotamente e
colocados a milhares de quilômetros da superfície da Terra, observando
constantemente o que se passa no planeta.
As imagens de sensoriamento remoto estão se
tornando cada vez mais parte de nosso dia-a-dia. A previsão meteorológica é
ilustrada nos jornais e na televisão por meio de imagens de satélites
meteorológicos, assim como regiões de conflitos internacionais são mostradas na
mídia, com imagens obtidas do espaço, do mesmo modo que imagens de satélite
passam cada vez mais a ilustrar livros, catálogos, calendários e muitas outras
formas de comunicação visual.
As imagens orbitais e as fotografias aéreas
vêm servindo de fonte de dados para estudos e levantamentos geológicos,
ambientais, agrícolas, florestais, urbanos, oceanográficos, entre outros. Com
ganho de tempo, elas permitem identificar, circunscrever e descrever as
unidades de paisagens unidades de paisagens unidades de paisagens unidades de
paisagens unidades de paisagens, como florestas, conjuntos de montanhas ou
desertos existentes na superfície da Terra, que se apresentam com cores e
texturas diferenciadas em uma imagem de satélite.
Na realidade, o sensoriamento remoto é uma nova forma de observação da
paisagem que amplia a compreensão da Geografia sobre os processos globais,
embora jamais substitua completamente a observação direta no campo, isto é, o
olhar sobre a paisagem.
Turma: 218.
Professora Diana De Castro
Turma: 116.
Turma: 116.
Assista ao vídeo:
Turma: 302
Professora Diana de Castro.
Professor Volnei Dias da Silva
Turmas: 104,105 e 118.
Responda as questões sobre o texto: O capitalismo na
construção do Espaço Geográfico.
1. O que é Capitalismo?
2. O que é Socialismo?
3. Quais as fases do capitalismo?
4. Explique com suas palavras a relação comercial com o
chamado Pacto Colonial.
5. Caracterize o
chamado Imperialismo que ocorreu na fase do Capitalismo Industrial.
6. Qual o principal objetivo do Capitalismo?
7. Quais as características do Capitalismo financeiro?
8. O que são os chamados Tigres Asiáticos? Caracterize-os.
9. Dentro das diferentes etapas de desenvolvimento do capitalismo, é
importante ressaltar algumas correlações entre o capitalismo comercial,
industrial e financeiro, destacando-se também o mercantilismo, imperialismo,
liberalismo e neoliberalismo. Nessa perspectiva correlacione e responda a ordem
correta dos itens:
A. Capitalismo Comercial
B. Capitalismo Industrial
C. Capitalismo Financeiro
D. Capitalismo Imperialista
E. Capitalismo Neoliberal
B. Capitalismo Industrial
C. Capitalismo Financeiro
D. Capitalismo Imperialista
E. Capitalismo Neoliberal
( ) Carbonífera, têxtil, naval,
e siderúrgica; petrolífera, elétrica, química e de motores foram as bases para
a consolidação do capitalismo.
( ) Etapa em que o capitalismo
se globalizou e passou por profundas crises econômicas, apelando para uma
acomodação pautada na descapitalização dos estados e em uma profunda abertura
da economia mundial.
( ) Expansão marítima européia,
o mercantilismo colonial e acumulação primitiva de capital.
( ) Característico do século XX,
com as grandes guerras mundiais, surgimento de oligopólios, monopólios, grandes
multinacionais, instituições financeiras mundiais.
( ) O mundo era controlado pelas
metrópoles européias que estabeleceram colônias de exploração em todo o mundo,
tendo a Grã-Bretanha como maior potência da época.
A ordem correta dos itens é:
A)
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B, D, E, A, C;
|
B)
|
B, E, A, C, D;
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C)
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A, B, C, D, E;
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D)
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E, A, B, D, C;
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E)
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B, E, A, D, C.
|
10. A fase atual de expansão do capitalismo é chamada
de globalização. Ela é consequência do avanço tecnológico, especialmente da
modernização do sistema industrial. As tecnologias modernas permitem um aumento
considerável da produtividade, isto é, com o mesmo número de trabalhadores
consegue-se produzir mais. De forma crítica podemos concluir que:
A)
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a produção cresce significativamente e sem
problemas;
|
B)
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o desemprego diminui significativamente, pois
essas tecnologias são geradoras de mão-de-obra;
|
C)
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a produção compensa o desemprego, justificando os
meios;
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D)
|
o desemprego cresce significativamente, pois
essas tecnologias são poupadoras de mão-de-obra;
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E)
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é natural que os diversos ramos industriais
venham se modernizando, contudo, o desemprego é responsabilidade única do
trabalhador que não se atualiza.
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Esses deveres é pra ficar no caderno ou pra entregar?
ResponderExcluirSim, para ficar no caderno. Um abraço.
ExcluirProfessor João ali as atividades da turma 81 no tema doenças é pra pegar um daqueles exemplos ou pode ser qualquer outra doença?
ResponderExcluirProfessor João as perguntas da turma 91 é pra responder olhando as resposta do livro ou tem que pesquisar?
ResponderExcluirProfessor João as perguntas da turma 91 é pra responder olhando as resposta do livro ou tem que pesquisar?
ResponderExcluirProfessor João as perguntas da turma 91 é pra responder olhando as resposta do livro ou tem que pesquisar?
ResponderExcluirProfessor volnei podemos imprimir o texto e a imagem?
ResponderExcluirProfessor João, sou da turma 101, e queria saber se há horários, ou seja, dias específicos para postar alguma matéria. Abraços!
ResponderExcluirComo faço para encontrar as atividades da turma 202?
ResponderExcluirOlá. Qual seria o prof?
Excluirprof João
Excluir..
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