História da Educação.

Professora Verônica.
Turma:118



Turma:218






Turma:318




Turma: AE2A




Turma:AE3A






Professor Volnei.
Turmas: AEs 1 noturno
AEs1 – Noturno
A EDUCACAO NO ANTIGO EGITO
Leia atentamente o texto abaixo e procure elaborar um mapa conceitual do tema para melhor fixação do assunto.
Educação no Antigo Egito
Crianças no Antigo Egito permaneceram com as mães até quatro anos de idade. Durante estes anos, um grande respeito por suas mães foi incutido nas crianças.Com a idade de quatro anos, a educação dos meninos foi tomado por seus pais.Os negócios no Antigo Egito tinha níveis de rendimentos e poder que lhes estão associados. Sons tipicamente seguido na mesma rota que seu pai praticou.
Algumas crianças neste momento participou de uma escola da aldeia geral, enquanto outros participaram de uma escola projetada para uma carreira específica, como um padre ou um escriba.
Escolas ensinou escrita, leitura, matemática e esportes, bem como moral e casas senhoriais. Na idade de quatorze anos, filhos de agricultores ou artesãos juntaram seus pais em suas profissões. As crianças cujos pais tinham carreiras de maior status continuou sua educação em escolas especiais geralmente ligadas a templos ou centros governamentais.
Este nível de educação mais elevado incluídos aprender o que foi chamado de “instrução da sabedoria.” A “Instrução de Sabedoria” incluiu aulas sobre ética e moralidade. Este nível de educação mais elevado também se concentraram em competências necessárias para os cargos de maior status, como médico ou escriba. A trilha educativa que um estudante foi seguido normalmente determinada pela posição que o pai segurava na sociedade, no entanto, os alunos que mostraram habilidade foram capazes de receber treinamento para trabalhos de maior status.
Muito poucas carreiras estavam abertas para a maioria das mulheres. Enquanto a maioria das mulheres treinados para a maternidade e sobre como ser uma boa esposa, algumas meninas poderia treinar para ser dançarinos, artistas, artesãos, ou padeiros. Somente as filhas de nobres ricos receberam uma educação em leitura ou escrita. A maioria das mulheres egípcias foram treinados em casa por suas próprias mães.
Educação Egípcia
O Egito Antigo não era uma sociedade alfabetizada  poucas pessoas sabiam ler ou escrever. Mas rituais e feitiços eram essenciais para a religião e eram gravados pelos escreventes; tumbas, monumentos e esquifes eram fabricados por artesãos com a misteriosa escrita hieroglífica.
Hieróglifos
Até a decodificação empreendida por Champollion, acreditava-se que hieróglifos eram meras representações ilustrativas de palavras. Mas Champollion provou que eles constituíam uma mistura complexa de ilustrações, sons fonéticos e letras alfabéticas, e que o idioma do Egito Antigo era ligada ao copta, ainda falado nos ritos da Igreja Cristã Copta (Igreja ortodoxa Egipcia) Copta significa Egito.
Papiro
O papiro foi usado pela primeira vez em 4000 a.C. e se transformou no maior artigo de exportação do Egito. Foi produzido sob monopólio do estado e seu processo de produção era secreto.
Diferentemente do papel, que é feito de fibras de plantas esmagadas, o papiro é feito de pequenos e finos
Os pedaços são colocados em toalhas de linho, primeiro horizontalmente e então verticalmente. Depois são empilhados e colocados para secar ao sol.
Quando o papel foi inventado na China em 105 d.C., a produção de papiro foi interrompida. Em 1965, um cientista egípcio redescobriu o segredo de sua fabricação.
História Política.
A história da política do Egito foi dividida em períodos distintos, a partir das invasões externas e internas. Analisaremos a atuação do contexto educacional em cada um deles.
1o. Antigo Império ou Período Arcaico - Ocorreu por volta de 2300 a. C.. Os faraós formavam a unidade sócio política e as conveniências sociais valorizadas com regras morais e comportamentais. Nesse período os ensinamentos eram passados de pais para filho e do mestre escriba para o discípulo sendo que havia sempre uma continuidade da transmissão do ensino de geração em geração. A autoridade dos adultos era inquestionável.
A educação ocorria de forma “mnemônica”, ou seja, repetitiva sempre baseada na escrita. Os ensinamentos se baseavam numa formação do homem político - a fim do bem falar (retórica), para valorizar a educação, levando ainda ao saber, comandar e se subordinar para não sofre castigos.
2o. Idade Feudal: Período de 2190 a.C. a 2040 a.C. - A educação deixa de ser de pai para filho e os jovens são confiados a um profissional que se dedique a educa-los. Surge a Educação Física, que acontece no palácio ou sedes da corte, cujo principal esporte e a natação, e é praticada pelos filhos do rei ou jovens escolhidos por ele.  A retórica ainda e valorizada e o escriba, perito na escrita além de funcionário da administração se torna mestre dos filhos do rei.
3o. Médio Império ou Período Tebano: Ocorre de 2133 a 1786 a. C. . Nesse período a educação ganha importância especial com o uso do livro. Instituiu-se um modelo de educação privada de pai para filho ou de escriba para discípulo. A profissão de escriba ganha importância e chega a propiciar a ascensão social, tornando as letras mais importantes que a palavra.
4o. Segundo Período intermediário ou época dos Hicsos: Nesse período os livros adquirem a maior importância. Exalta-se a técnica da instrução, valorizando a habilidade manual na escrita durante a primeira infância, quando a criança passa a frequentar a Escola. Nesse período a Educação Física se torna preparação para a guerra e e privilegio das classes dominantes.
5o. Novo Império: Ocorre entre 1550 a.C. e 1070 a.C.: Nesse período o ensino ainda era valorizado. A profissão de escriba perdeu “status” e passou a ser relacionada a pessoas de constituição frágil. Havia punição corporal e frequente.
6o. Período Demótico: Nesse período a retórica perde importância para a subordinação, valorizando-se a assimilação dos costumes, obediência e submissão. O objetivo educacional passa a ser o preparo das crianças para a guerra, não somente para obedecer a ordens, mas também para comandar.


Outros exercícios de fixação:
Temas: A Educação na Mesopotâmia e a Educação no Antigo Egito.
1.       Dê a localização geográfica detalhada da Antiga Mesopotâmia e do Antigo Egito.
2.       Quais os povos que formavam a antiga Mesopotâmia?
3.       Caracterize em linhas gerais os povos Sumérios e os seus principais feitos para a economia e sociedade Mesopotâmica.
4.       O que significa a expressão “Mesopotâmica”, definida pelos gregos?
5.       Destaque algumas realizações dos Assírios no contexto Mesopotâmico.
6.       Ao lermos os textos sobre a cultura Mesopotâmica, encontramos facilmente as expressões de que foram politeístas e antropomórficos. O que significam? Procure saber.
7.       Destaque as informações sobre o uso do livro na sociedade Egípcia.
8.       Faça um pequeno texto que englobe as informações sobre os hieróglifos e a escrita demótica.
9.       Pesquise sobre a escrita hierática.


Professor Volnei
AE2C – Noturno.

Após análise das características dos segmentos da cronologia histórica, economia, política e sociedade da Idade Média, passaremos a analisar a Educação no Início dos Tempos Modernos.
Assim, faça o que se pede:
a)      Caracterize em linhas gerais o Início dos tempos modernos em se tratando de sociedade, economia, política e cultura;
b)      A Biografia e influência de Martinho Lutero; Os fundamentos da Reforma e da Contra-Reforma;
c)       A Biografia e influência de René Descartes;
d)      A Biografia e influência de Bacon;
e)      A Biografia e influência de Galileu Galilei;
f)       A Biografia e influência de Comenius.


Como proposta para dissecar esse assunto, penso que a turma pode ser dividida em 6 grupos e elaborem painéis sobre os assuntos escolhidos. Nesses painéis devem constar as informações principais sobre cada tema e sobre os pensadores/filósofos seus feitos e empreendimentos para a ciência na época. Os grupos (pequenos) poderão realizar discussões sobre o tema e montar o trabalho remotamente. Apenas uma monta esse painel digital e realizamos esse estudo. 


Professora Diana de Castro.
Turma: AE1A


Atividade.
Disserte sobre a importância da invenção da escrita para as primeiras sociedades.



Professor Volnei Dias da Silva.
Turma: AE1 Noturno.





Professor Volnei Dias da Silva.
Turma: AE2 Noturno.

Considerando os estudos sobre a Educação na Idade Média, respondam as questões:

1. Qual foi  o ponto de partida da educação dos povos na Idade Média?
2. Quais as principais características da educação da Idade Média?
3. Em que aspectos tal educação se distingue da educação grega e romana?
4. Quais as principais inovações trazidas pelo ideal educativo do cristianismo?
5. Que posição assumiram os primeiros padres da Igreja frente ao saber grego e romano?
6. Como se caracteriza a visão pedagógica de Santo Agostinho e sua obra De Magistro?
7. Como surgiram e quais foram as primitivas escolas cristãs?
8. Em que consiste o monaquismo?
9. Que papel desempenharam os mosteiros no campo educacional?
10. Em que consistiu e qual a importância do trabalho dos copistas?
11. O que incluíam as Sete Arte Liberais?
12. Quais as características da escolástica?
13. Quais os principais representantes da Escolástica?
14. O que representa a Suma teológica de Santo Tomás de Aquino para a Escolástica?
15. Descreva sobre a importância das Universidades na Idade Média.



Professora Diana de Castro.

Turma: AE1A

Assista ao vídeo:






Professor Volnei
Turma: AE1 Noturno.

Acesse o link:


AE1

 
                                     AE2



Professora Verônica.



































 

 










3 comentários:

  1. Boa noite!
    Prof. Volnei, tudo bem?
    A turma AE1C está com muitas dúvidas em relação ao seu trabalho... Pedimos, se possível, que nos passe mais informaçoes por email aecarloschagas1c@gmail.com

    Grata pela compreensão,
    Aline

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  2. Professora verônica e primeiros anos a senhora não colocou nada?sou da turma 118

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