Turma:118
Turma:218
Turma:318
Turma: AE2A
Turma:AE3A
Professor Volnei.
Turmas: AEs 1 noturno
AEs1 – Noturno
A EDUCACAO NO
ANTIGO EGITO
Leia atentamente o
texto abaixo e procure elaborar um mapa conceitual do tema para melhor fixação
do assunto.
Educação no Antigo Egito
Crianças
no Antigo Egito permaneceram com as mães até quatro anos de idade. Durante
estes anos, um grande respeito por suas mães foi incutido nas crianças.Com a
idade de quatro anos, a educação dos meninos foi tomado por seus pais.Os
negócios no Antigo Egito tinha níveis de rendimentos e poder que lhes estão
associados. Sons tipicamente seguido na mesma rota que seu pai praticou.
Algumas
crianças neste momento participou de uma escola da aldeia geral, enquanto
outros participaram de uma escola projetada para uma carreira específica, como
um padre ou um escriba.
Escolas
ensinou escrita, leitura, matemática e esportes, bem como moral e casas
senhoriais. Na idade de quatorze anos, filhos de agricultores ou artesãos
juntaram seus pais em suas profissões. As crianças cujos pais tinham carreiras
de maior status continuou sua educação em escolas especiais geralmente ligadas
a templos ou centros governamentais.
Este
nível de educação mais elevado incluídos aprender o que foi chamado de
“instrução da sabedoria.” A “Instrução de Sabedoria” incluiu aulas sobre ética
e moralidade. Este nível de educação mais elevado também se concentraram em
competências necessárias para os cargos de maior status, como médico ou
escriba. A trilha educativa que um estudante foi seguido normalmente
determinada pela posição que o pai segurava na sociedade, no entanto, os alunos
que mostraram habilidade foram capazes de receber treinamento para trabalhos de
maior status.
Muito
poucas carreiras estavam abertas para a maioria das mulheres. Enquanto a
maioria das mulheres treinados para a maternidade e sobre como ser uma boa
esposa, algumas meninas poderia treinar para ser dançarinos, artistas,
artesãos, ou padeiros. Somente as filhas de nobres ricos receberam uma educação
em leitura ou escrita. A maioria das mulheres egípcias foram treinados em casa
por suas próprias mães.
Educação Egípcia
O
Egito Antigo não era uma sociedade alfabetizada
poucas pessoas sabiam ler ou escrever. Mas rituais e feitiços eram
essenciais para a religião e eram gravados pelos escreventes; tumbas,
monumentos e esquifes eram fabricados por artesãos com a misteriosa escrita
hieroglífica.
Hieróglifos
Até
a decodificação empreendida por Champollion, acreditava-se que hieróglifos eram
meras representações ilustrativas de palavras. Mas Champollion provou que eles
constituíam uma mistura complexa de ilustrações, sons fonéticos e letras
alfabéticas, e que o idioma do Egito Antigo era ligada ao copta, ainda falado
nos ritos da Igreja Cristã Copta (Igreja ortodoxa Egipcia) Copta significa
Egito.
Papiro
O
papiro foi usado pela primeira vez em 4000 a.C. e se transformou no maior
artigo de exportação do Egito. Foi produzido sob monopólio do estado e seu
processo de produção era secreto.
Diferentemente
do papel, que é feito de fibras de plantas esmagadas, o papiro é feito de
pequenos e finos
Os
pedaços são colocados em toalhas de linho, primeiro horizontalmente e então
verticalmente. Depois são empilhados e colocados para secar ao sol.
Quando
o papel foi inventado na China em 105 d.C., a produção de papiro foi
interrompida. Em 1965, um cientista egípcio redescobriu o segredo de sua
fabricação.
História Política.
A história da política do Egito foi dividida
em períodos distintos, a partir das invasões externas e internas. Analisaremos
a atuação do contexto educacional em cada um deles.
1o. Antigo Império ou Período Arcaico - Ocorreu por volta de 2300 a. C.. Os faraós
formavam a unidade sócio política e as conveniências sociais valorizadas com
regras morais e comportamentais. Nesse período os ensinamentos eram passados de
pais para filho e do mestre escriba para o discípulo sendo que havia sempre uma
continuidade da transmissão do ensino de geração em geração. A autoridade dos
adultos era inquestionável.
A educação ocorria de forma “mnemônica”,
ou seja, repetitiva sempre baseada na escrita. Os ensinamentos se baseavam numa
formação do homem político - a fim do bem falar (retórica), para valorizar a
educação, levando ainda ao saber, comandar e se subordinar para não sofre
castigos.
2o. Idade Feudal: Período de
2190 a.C. a 2040 a.C. - A educação deixa de ser de pai para filho e os jovens
são confiados a um profissional que se dedique a educa-los. Surge a Educação
Física, que acontece no palácio ou sedes da corte, cujo principal esporte e a
natação, e é praticada pelos filhos do rei ou jovens escolhidos por ele. A retórica ainda e valorizada e o escriba,
perito na escrita além de funcionário da administração se torna mestre dos
filhos do rei.
3o. Médio Império ou Período Tebano: Ocorre de 2133 a 1786 a. C. . Nesse período a
educação ganha importância especial com o uso do livro. Instituiu-se um modelo
de educação privada de pai para filho ou de escriba para discípulo. A profissão
de escriba ganha importância e chega a propiciar a ascensão social, tornando as
letras mais importantes que a palavra.
4o. Segundo Período intermediário ou época dos Hicsos: Nesse período os livros adquirem a maior
importância. Exalta-se a técnica da instrução, valorizando a habilidade manual
na escrita durante a primeira infância, quando a criança passa a frequentar a
Escola. Nesse período a Educação Física se torna preparação para a guerra e e
privilegio das classes dominantes.
5o. Novo Império: Ocorre entre 1550 a.C. e 1070 a.C.: Nesse período o ensino ainda era valorizado. A
profissão de escriba perdeu “status” e passou a ser relacionada a pessoas de
constituição frágil. Havia punição corporal e frequente.
6o. Período Demótico: Nesse período a retórica perde importância para a subordinação,
valorizando-se a assimilação dos costumes, obediência e submissão. O objetivo
educacional passa a ser o preparo das crianças para a guerra, não somente para
obedecer a ordens, mas também para comandar.
Outros exercícios de fixação:
Temas: A Educação na Mesopotâmia e a Educação no Antigo
Egito.
1.
Dê a localização geográfica detalhada da Antiga
Mesopotâmia e do Antigo Egito.
2.
Quais os povos que formavam a antiga
Mesopotâmia?
3.
Caracterize em linhas gerais os povos Sumérios e
os seus principais feitos para a economia e sociedade Mesopotâmica.
4.
O que significa a expressão “Mesopotâmica”,
definida pelos gregos?
5.
Destaque algumas realizações dos Assírios no
contexto Mesopotâmico.
6.
Ao lermos os textos sobre a cultura
Mesopotâmica, encontramos facilmente as expressões de que foram politeístas e
antropomórficos. O que significam? Procure saber.
7.
Destaque as informações sobre o uso do livro na
sociedade Egípcia.
8.
Faça um pequeno texto que englobe as informações
sobre os hieróglifos e a escrita demótica.
9.
Pesquise sobre a escrita hierática.
Professor Volnei
AE2C – Noturno.
Após análise das características dos segmentos da cronologia
histórica, economia, política e sociedade da Idade Média, passaremos a analisar
a Educação no Início dos Tempos Modernos.
Assim, faça o que se pede:
a)
Caracterize em linhas gerais o Início dos tempos
modernos em se tratando de sociedade, economia, política e cultura;
b)
A Biografia e influência de Martinho Lutero; Os
fundamentos da Reforma e da Contra-Reforma;
c)
A Biografia e influência de René Descartes;
d)
A Biografia e influência de Bacon;
e)
A Biografia e influência de Galileu Galilei;
f)
A Biografia e influência de Comenius.
Como proposta para dissecar esse assunto, penso que a turma
pode ser dividida em 6 grupos e elaborem painéis sobre os assuntos escolhidos.
Nesses painéis devem constar as informações principais sobre cada tema e sobre
os pensadores/filósofos seus feitos e empreendimentos para a ciência na época.
Os grupos (pequenos) poderão realizar discussões sobre o tema e montar o
trabalho remotamente. Apenas uma monta esse painel digital e realizamos esse
estudo.
Professora Diana de Castro.
Turma: AE1A
Atividade.
Disserte sobre a importância da invenção da escrita para as primeiras sociedades.
Professor Volnei Dias da Silva.
Turma: AE1 Noturno.
Professor Volnei Dias da Silva.
Turma: AE2 Noturno.
Professora Diana de Castro.
AE2
Disserte sobre a importância da invenção da escrita para as primeiras sociedades.
Professor Volnei Dias da Silva.
Turma: AE1 Noturno.
Turma: AE2 Noturno.
Considerando os estudos sobre a Educação na Idade Média, respondam as
questões:
1. Qual foi o ponto de partida da
educação dos povos na Idade Média?
2. Quais as principais características da educação da Idade Média?
3. Em que aspectos tal educação se distingue da educação grega e romana?
4. Quais as principais inovações trazidas pelo ideal educativo do
cristianismo?
5. Que posição assumiram os primeiros padres da Igreja frente ao saber
grego e romano?
6. Como se caracteriza a visão pedagógica de Santo Agostinho e sua obra
De Magistro?
7. Como surgiram e quais foram as primitivas escolas cristãs?
8. Em que consiste o monaquismo?
9. Que papel desempenharam os mosteiros no campo educacional?
10. Em que consistiu e qual a importância do trabalho dos copistas?
11. O que incluíam as Sete Arte Liberais?
12. Quais as características da escolástica?
13. Quais os principais representantes da Escolástica?
14. O que representa a Suma teológica de Santo Tomás de Aquino para a
Escolástica?
15. Descreva sobre a importância das Universidades na Idade Média.
Turma: AE1A
Assista ao vídeo:
Professor Volnei
Turma: AE1 Noturno.
Acesse o link:
AE1
AE2
Professora Verônica.
Boa noite!
ResponderExcluirProf. Volnei, tudo bem?
A turma AE1C está com muitas dúvidas em relação ao seu trabalho... Pedimos, se possível, que nos passe mais informaçoes por email aecarloschagas1c@gmail.com
Grata pela compreensão,
Aline
Professora verônica e primeiros anos a senhora não colocou nada?sou da turma 118
ResponderExcluirOlá. Logo estará postado.
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