Biologia





 Professora Edite.
Turmas: 104,105 e 118.



                       

                           Turma:300

                             Turma:301


Professor Rafael Verdun
Turmas 102 e 117


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Professor Rafael Verdun 
Turmas:300 e :301.

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Turmas: 102 e 117

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                       Professora Edite
              Turmas: 104,105 e 118.
                           Aula 30/04.







 Professora Edite Kreutz Giuriatti
Oi meus alunos e minhas alunas, aqui é Biologia com a Professora Edite Kreutz Giuriatti.
Tudo certinho com vocês? Vamos continuar bem por que tudo vai passar.

Seguem algumas questões página 23 do livro, quem já copiou, ok, quem não copiou, copia para o
caderno e responde quando voltarmos a sala de aula vamos corrigir, os cadernos vão valer nota, portanto deixem seus cadernos em dia e bonitinhos, certo!!

ATIVIDADES;
1) Escreva, os diferentes níveis de organização do mundo vivo em ordem crescente de complexidade, da célula até a biosfera.

 4)Por que podemos dizer que a reprodução sexuada gera maior variedade de indivíduos?

6) Um estudante afirmou que a principal diferença entre plantas e animais está no tipo de nutrição. Explique com suas palavras o que ele quis dizer com isso.

7) Muitas pessoas pensam que somente animais reagem a estímulos. Como você explicaria a uma dessas pessoas que plantas também apresentam reações?

10)  Muitas lagartas que vivem sobre as folhas são verdes. Que vantagem essa cor traz para a lagarta.

11) Se lhe perguntassem por que os filhos são parecidos com os pais, o que você diria? Redija em seu caderno um pequeno texto que contenha as palavras: cromossomos, fecundação, gametas, DNA, célula ovo.

12)  Utilizando os conceitos “mutação “ e “seleção natural, explique como uma população de insetos pode se tornar resistente a um inseticida.

15)  Considerando a capacidade de os seres vivos obterem alimentos, responda:
a) As plantas continuariam a existir se todos os animais morressem? Por que
b).Os animais continuariam a existir se todas as plantas morressem?




 Professora Edite Kreutz Giuriatti

Turmas: 100,101,103, 104,105,116 e 118.

Para as datas: 31/03 turmas M 100,101 e 116 T 103
                           01/04 turmas N 104, 105 e 118, as datas correspondem aos dias em que seriam as aulas.
Bom dia meus queridos e queridas!
Seguindo as aulas de Biologia com a Professora Edite.
Tudo certinho com vocês? Espero que sim.
Seguem aí 5 exercícios de memorização de conteúdo, copie para o caderno e marque a resposta correta.

1- São seres autótrofos aqueles que:
 a) são parasitas                      b) usam o alimento sintetizado pelas algas         c) são saprófitas                      d) sintetizam seus próprios alimentos

2- O que garante a continuidade da vida em nosso planeta é a capacidade que os seres vivos têm de:
 a) crescer                            b) se movimentar                c) se reproduzir                 d) reagir a estímulos            e) se regenerar

3- O longo bico dos beija-flores que lhes permite sugar o néctar das flores é um exemplo de:
 a) capacidade b) adaptação c) movimento d) reação e) movimento

4- O conjunto de micos-leões-dourados que habitam a mata da Tijuca no Rio de Janeiro corresponde a que nível de Organização:
a) organismo b) população c) comunidade biológica d) ecossistema e) biosfera

5- Um lago com seus habitantes em interação com os fatores físicos e químicos, é um exemplo de:
a) população   b) organismo    c) ecossistema       d) comunidade e) família.

Feito isso encerramos o primeiro capítulo.
Tranquilo...

Segue aí nosso próximo capítulo:
ÁGUA E SAIS MINERAIS
A água é o componente mais abundante dos seres vivos. Em média, mais da metade da massa de uma célula é composta por água, mas a proporção exata varia conforme alguns fatores como a espécie, a idade do organismo e o tecido em questão. A molécula de água é polar, com os hidrogênios fazendo uma ligação “em V” com o oxigênio, e estabelece ligações de hidrogênio com outras moléculas de água. Essa polaridade proporciona à água várias características que a tornam indispensáveis à vida como a conhecemos: COESÃO: as ligações de hidrogênio que mantém as moléculas de água unidas entre si faz com que a água seja mais estruturada e coesa que outros líquidos. ADESÃO: diz respeito à “molhabilidade” da água; é a capacidade que ela tem de se ligar a outras substâncias. CAPILARIDADE: esse fenômeno acontece quando a água passa por um tubinho estreito (um capilar). A água sobe pelo tubo sem que a pressão dentro do tubo seja menor do que a pressão sobre a água. ALTO CALOR ESPECÍFICO: a água possui grande capacidade de regular a temperatura por conta de seu alto calor específico. Em outras palavras, é necessária muita energia para aquecer a água, o que faz com que o ambiente aquoso seja relativamente estável do ponto de vista da temperatura. E adivinha: nós temos muita água nas células. Além disso, não podemos esquecer a evaporação. A água precisa absorver calor para evaporar. Quando seu suor evapora, ele “rouba” calor do seu corpo e ajuda a diminuir a sua temperatura. SOLVENTE: frequentemente a água é chamada de “solvente universal”. Apesar de isso não ser verdade ao pé da letra, a água é capaz de dissolver várias substâncias. De certo modo, nós somos biorreatores e o meio onde ocorrem essas reações que nós chamamos de “vida” é a água. A quantidade de água num organismo, portanto, varia conforme sua atividade metabólica. Tecidos mais ativos, como o tecido nervoso, possuem proporcionalmente mais água do que tecidos mais inertes, como o tecido ósseo. Além disso, a quantidade de água varia conforme a idade do indivíduos (quanto mais jovem, mais água) e com a espécie

SAIS MINERAISsão substâncias inorgânicas essenciais para o funcionamento adequado do nosso organismo. Eles estão presentes como eletrólitos nos líquidos corporais, como componentes de enzimas e hormônios e como componentes estruturais de alguns órgãos, tais como ossos e dentina nos dentes.Os sais minerais são elementos que têm sua origem a partir do solo, sendo assim, os seres vivos não podem produzi-los. Para conseguirmos os sais necessários para nossa sobrevivência, uma alimentação adequada e balanceada é essencial. De acordo com a necessidade diária de cada sal mineral, podemos classificá-los em:
 Macrominerais: Aqueles cujas necessidades diárias superam os 100 mg. Nesse grupo encontram-se o cálcio, fósforo, sódio, potássio, cloro, magnésio e enxofre.
Microminerais: Aqueles que a necessidade diária é inferior a 100 mg. Nesse grupo, podemos destacar o ferro, cobre, zinco, manganês, iodo, selênio e flúor.
A seguir, vamos citar os principais sais minerais, sua função no corpo humano e alguns alimentos em que podem ser encontrados:
 Cálcio: Esse sal participa da formação de ossos e dentes. Além disso, participam da coagulação sanguínea e regulam uma grande quantidade de funções celulares, incluindo-se o processo de contração muscular. O cálcio pode ser encontrado em leite e derivados, gema de ovo, cereais e legumes verdes.
 Fósforo: Junto ao cálcio, o fósforo participa da composição de ossos e dentes. Esse sal também está relacionado com a produção de energia e é um dos componentes dos ácidos nucleicos. Pode ser encontrado em leites e derivados, cerais, carnes, ovos e pães.
 Potássio: Esse sal está relacionado com a contração muscular e atividades dos nervos, pois atua promovendo a excitabilidade elétrica. Além disso, é um importante regulador dos batimentos cardíacos. É encontrado em frutas, cereais, leite e carnes.
Sódio: Está relacionado principalmente com a regulação do volume de líquidos corporais. Também é importante na condução do impulso nervoso, assim como o potássio, e está relacionado com a pressão sanguínea e contrações musculares. É encontrado no sal de cozinha, em alguns vegetais, queijo e diversos outros tipos de alimento
Magnésio: Fundamental para o funcionamento adequado de nervos e músculos. Além disso, está relacionado com o metabolismo do cálcio e com a síntese de vitamina D. Esse sal mineral é encontrado em verduras com folhas verde-escuras, cereais, frutas cítricas e leguminosas.
 Ferro: Por ser o componente principal da hemoglobina, esse sal mineral está relacionado com o transporte de oxigênio no nosso corpo. Encontrado em alimentos como fígado, rim, coração, gema de ovo, vegetais verdes, beterraba, feijão, cereais.
 Flúor: Atua na composição de dentes e ossos. Além disso, está relacionado com a prevenção contra as cáries dentárias. Encontrado principalmente na água fluorada.
Iodo: É um sal fundamental para o funcionamento adequado da tireoide, portanto, está relacionado com o metabolismo. Encontrado em frutos do mar e no sal de cozinha iodado.
Por estarem relacionados com diversas funções do nosso organismo, uma dieta pobre em algum tipo de sal pode causar danos sérios à saúde. Um bom é exemplo é a deficiência de ferro, que pode desencadear anemia, uma doença grave que pode levar à morte se não tratada adequadamente. É importante frisar que o consumo excessivo de determinado sal mineral pode também ocasionar doenças.
Como dito anteriormente, uma alimentação saudável é fundamental para que seu corpo mantenha as quantidades adequadas de sais minerais. Vale destacar que muitos alimentos industrializados podem conter uma quantidade elevada de um determinado sal, o que pode também causar problemas à saúde. Uma boa alimentação pode ser a chave para evitar diversos tiposde doenças!

Combinado!! Copie este texto para o caderno, pode assistir vídeos sobre o assunto, tem bastante. Semana que vem mandarei os exercícios. Ok!
Fiquem bem aí, um beijo no coração der vocês.  


Professora Edite 
Turmas: 100, 101, 116, 103, 104,105 e 118.



Professor Rafael
Turmas: 200, 201, 202 e 217












Professor Rafael Verdun / Aline
Turma:200, 201 e 202.













Professor: Rafael / Aline
Disciplina: Biologia                           Data:_________
Aluno:_____________________________________
Atividade;
1)    Faça um desenho legendado do ciclo de reprodução do vírus bacteriófago:





Pr










2)    Qual significado da palavra profilaxia ?


3)    Descreva sobre a doença viral mosaico do tabaco (quando foi descoberto, sintomas, etc.)

4)    Vírus são considerados um ser vivo por cientista? Qual sua opinião?





Professora Edite.
Turmas: 104,105 e 118.



.                       Professora Tatiele
.                          Turma:204




6 comentários:

  1. Professora Edite Kreutz Giuriatti o seu trabalho ele seria pra quais turmas?

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  2. tem algumas imagens que nao estao aparecendo. tem como por novamente?

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  3. Professor a ultima parte do slide parteII esta com problema

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  4. Eu sou da turma 100 e não tenho o livro como posso faser?

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  5. Prof Edite pode fazer um código para classroom para a turma 101 da manhã? Para melhor organização. Obrigada!!!

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