Professora
Orientadora: Lisete
Tofel Lussani
Professores
Apoiadores: Douglas Angeli e Diana de Castro
Investigando Alturas: Trigonometria,
Instrumentos Científicos e Modernidade
Justificativa:
Hoje
em dia é possível fazer medições cada vez mais precisas, graças aos modernos
equipamentos de medição e ao desenvolvimento de sistemas de posicionamento,
como o GPS – do inglês Global Positioning System
-, que é baseado em satélites.
Nossa
familiaridade com as tecnologias é algo próprio da modernidade, nascida das
tensões entre os pensamentos medieval e moderno.
Neste
projeto os alunos terão oportunidade de descobrir como medir a altura de
objetos, por exemplo, prédios, postes de iluminação, rios e etc., refletindo
sobre o uso das tecnologias numa perspectiva sócio-histórica.
Objetivos
Específicos:
- Aprender a medir altura com o auxílio do Teodolito ou Astrolábio;
- Executar projeto a partir de pesquisa de campo;
- Construir maquete;
- Analisar criticamente o avento da modernidade.
- Aprender a medir altura com o auxílio do Teodolito ou Astrolábio;
- Executar projeto a partir de pesquisa de campo;
- Construir maquete;
- Analisar criticamente o avento da modernidade.
BARRETO, Benigno;
XAVIER, Claudio.Física aula por aula:Mecânica. 1.Ed. São Paulo: FTD, 2010.
CASTRUCCI,
Beneticto; JUNIOR, José Rui Giovani. A Conquista da
Matemática. Ed. FTD