quarta-feira, 30 de julho de 2014

Grilo Falante: Universo da Matemágica


Turma envolvida: 207- Curso Normal
Professora Orientadora: Lisete Tofel Lussani
Professores Apoiadores: Douglas Angeli e Diana de Castro

Investigando Alturas: Trigonometria, Instrumentos Científicos e Modernidade

Justificativa:
 
 
  Hoje em dia é possível fazer medições cada vez mais precisas, graças aos modernos equipamentos de medição e ao desenvolvimento de sistemas de posicionamento, como o GPS – do inglês Global Positioning System -, que é baseado em satélites.
  Nossa familiaridade com as tecnologias é algo próprio da modernidade, nascida das tensões entre os pensamentos medieval e moderno.
  Neste projeto os alunos terão oportunidade de descobrir como medir a altura de objetos, por exemplo, prédios, postes de iluminação, rios e etc., refletindo sobre o uso das tecnologias numa perspectiva sócio-histórica.

Objetivos Específicos:
- Aprender a medir altura com o auxílio do Teodolito ou Astrolábio;
- Executar projeto a partir de pesquisa de campo;
- Construir maquete;

- Analisar criticamente o avento da modernidade.





BARRETO, Benigno; XAVIER, Claudio.Física aula por aula:Mecânica. 1.Ed. São Paulo: FTD, 2010.
CASTRUCCI, Beneticto; JUNIOR, José Rui Giovani. A Conquista da Matemática. Ed. FTD


Confecções das Maquetes.